sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Pensando no Fórum do Amanhã

A segunda edição do Fórum do Amanhã de 9 a 12 de novembro busca reunir inteligências e lideranças para pensar o Brasil de amanhã.
Pensando em sustentabilidade, reuso, reciclagem, inovação e empreendedorismo é uma iniciativa que vem mostrar a importância de nos unirmos para pensar em soluções sustentáveis e inovadoras.

Quando viemos para Tiradentes estávamos terminando uma capacitação no Instituto de Qualidade Sustentável - IQS de BH e como consequência natural das informações que obtivemos sobre os 5s e os conceitos de sustentabilidade vimos a importância de pensarmos nossas ações futuras.
Nosso primeiro passo ao mudar foi adquirir um terreno e buscar um profissional para fazer nosso projeto. Nossa ideia era fazermos uma obra rápida, eficiente e sustentável. Já havíamos pesquisado um pouco sobre o steelframe e então ficamos conhecendo o Arquiteto Hermanes Abreu que foi quem fez nosso projeto.
Tínhamos várias solicitações e como queríamos uma casa/atelier a luz era essencial e os espaços deveriam ser bem divididos e fléxiveis.
Apresentamos abaixo o memorial descritivo feito pelo Hermanes para nossa obra:


MEMORIAL DESCRITIVO, RESIDÊNCIA TIRADENTES.

A cidade de Tiradentes se localiza no estado de Minas Gerais, com altitude de 894m do nível do mar, com temperatura média anual de 19,2ºC, máxima de 26ºC e mínima de 14ºC e ventos dominantes do oeste com velocidade média de 14km/h e humidade relativa do ar média de 81%.
Esta residência está localizada em uma rua residencial com alguns estabelecimentos comerciais, próxima ao centro histórico da cidade de Tiradentes.
O terreno possui dimensões de 10 x 25m e área de 250m².
A residência é de um casal de artistas plásticos, que estão se mudando para Tiradentes em Minas Gerais.
O programa arquitetônico proposto pelo casal é um “home office”, uma residência com dois dormitórios, sendo uma suíte e um quarto para hospedes, um banheiro social e sala/ cozinha conjugadas. Além da residência, precisam de dois ateliers distintos, onde produzem artes em desenho, pintura, escultura em madeira e objetos em cerâmica e um showroom para comercializar e expor estes produtos.

Procuramos criar dois módulos distintos, a residência na parte posterior do terreno e a loja na parte frontal. Para os ateliers, projetamos um mezanino explorando a plástica do telhado, tanto sobre a parte residencial onde fica o atelier de desenho e pinturas, como sobre a loja onde fica o atelier de peça cerâmicas, que tem acesso aos visitantes da loja, estes ligados por um terraço usado para a secagem de cerâmica e que protege o espaço entre a residência e a loja, que serve de área de convivência e exposição de produtos, bem como reserva um espaço para guarda de um veiculo do casal em frente ao acesso lateral. Anexo à loja deixamos um espaço para deposito e oficina e chegada de matéria prima. 

Na implantação do conjunto arquitetônico, deixamos um recuo de 3m da rua e 3m lateral na loja criando um ambiente de chegada como uma pequena praça com jardins, sem fechamento frontal, tornando atrativo às pessoas que transitam pelo logradouro. Nos fundos da construção explorando os afastamentos criamos um espaço para horta e anexo ao banheiro da suíte criamos um jardim de inverno com uma banheira coberta por um pergolado fechado voltado para o norte. Houve uma grande preocupação pelo cliente e pelo projeto com a sustentabilidade e o meio ambiente, além da arte produzida pelo casal contemplar estes mesmos princípios, possuindo inclusive o selo “IQS” (Instituto de Qualidade Sustentável). 


Como resultado tivemos nosso projeto classificado entre os 10 finalistas do 4° Prêmio Saint Gobain de Arquitetura, Habitat Sustentável em 2016. 






RM Cerâmica Artística - Nova Instalação
. Construção Sustentável
. Sistema estrutural em Light Steel Frame
. Obra Industrializada
. Construção a seco e sem resíduos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!