segunda-feira, 25 de maio de 2015

A RM Cerâmica Artística promoveu uma exposição de HQ na Feira da Associação de Artesãos de São Mateus

Como Bernardo Mascarenhas* nasceu em maio escolhemos esse período para apresentarmos a exposição das histórias em quadrinhos realizada durante o projeto aprovado pela Lei Murilo Mendes /2010.
A exposição "História do Bernardo Mascarenhas"  esteve na praça durante a feira da Associação de Artesãos de São Mateus (sábado - dia 23/maio).

Poderão curtir essa e as outras histórias que fazem parte do projeto no meu site: http://www.rosevalverde.art.br
DOWNLOAD FREE / DOWNLOAD GRATUITO para todos!


Apoio RM Cerâmica Artística e Associação de Artesãos de São Mateus (AASM)





Mais fotos do evento no blog: http://bernardo-mascarenhas.blogspot.com

Sobre BERNARDO MASCARENHAS: Antônio e Policena tiveram 13 filhos, sendo o décimo, Bernardo, nascido em 1847 na fazenda São Sebastião, em Tabuleiro Grande. Aos doze anos, ele ingressou no Colégio Caraça, considerado à época um dos melhores, senão o melhor, de Minas Gerais. Poderia ter seguido um curso superior, mas preferiu uma vida prática.
Aos 18 anos recebeu do pai, que fizera o mesmo a todos os filhos homens, a quantia de 26 contos de réis para começar sua vida adulta. Empregou a quantia em uma sociedade com seu irmão Caetano na compra de  gado magro, que era posto a engordar na fazenda São Sebastião e depois revendido com lucro. O negócio provou-se próspero e, complementado com o comércio de sal, garantiu a subsistência dos irmãos por um tempo. Apesar de tentar seguir os passos do pai, o jovem Bernardo no entanto era inquieto demais para o comércio ou agropecuária. Em 1865, sugeriu à família que montassem uma fábrica de tecidos movida a energia hidráulica...
...Por volta de 1885, Bernardo mudou-se para Juiz de Fora, onde tornou-se um dos fundadores do Banco de Crédito Real de Minas Gerais. Ele adquiriu então terrenos em diversas partes da cidade, construindo em um deles, próximo à Estação Ferroviária, a  Companhia Têxtil Bernardo Mascarenhas, inaugurada em 1888. Buscando novas fontes de energia para sua fábrica, fundou no mesmo ano a Companhia Mineira de Eletricidade, responsável no ano seguinte pela inauguração da Usina Hidrelétrica de Marmelos, a primeira construção do tipo na América Latina.
Fonte: VAZ, Alisson Mascarenhas. Bernardo Mascarenhas: desarrumando o arrumado -  um homem de negócios do século XIX.
Projeto aprovado pela Lei Murilo Mendes - edição 2010 - N. 037-10
Proponente:
Rose Mary Pinto Valverde de Carvalho – Rose Valverde – www.rosevalverde.art.br
Equipe:
Sonia das Graças Oliveira Silva -  http://soniaoliveirajf.blogspot.com
Alcione Bracher Capute - facebook/ Alcione Bracher Capute
Sara Maria Manso Siqueira - http://sarajoker.blogspot.com
João Luiz de Souza Miranda - www.joaoluizsmi.daportifolio.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!