quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CONTAF 2014 em São Paulo


Rose Valverde e Maurilio Souza no jardim do espaço BUNKYO - Liberdade - São Paulo

Participamos do Congresso Nacional das Artes do Fogo - CONTAF 2014 dias 20, 21 e 22 de agosto no espaço BUNKYO em São Paulo.
Foi uma ótima oportunidade de conhecer outros profissionais da área assim como as pesquisas e materiais que estão sendo utilizados.
A programação foi extensa e escolhemos algumas palestras cujos temas tinham a ver com nosso trabalho e que servirão de exemplos para ações futuras.

A 2ª mostra Versatilidade e Arte promovida pelo grupo CCBRas estava muito bonita e vamos mostrar para vocês na próxima postagem.

Agora vamos conhecer um pouco da programação:

Dia 20/08
ESMALTES METÁLICOS - Flavia Vanderlinde - SENAI Mario Amato SP
A Prof. Flavia Vanderlinde mostrou a todos como obter efeitos metálicos em esmaltes cerâmicos.

CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS  - Mauricio Mezalira
Dicas de como calcular ou conferir se está fazendo da maneira correta e ainda indicar corretamente o preço de venda.



*****



Adriana Lopes - Natal, RN


Com grafismos coloridos e formas arrojadas, a ceramista Adriana Lopes imprime a cara do Brasil no raku tradicional. Suas cerâmicas são fonte de inspiração e estão nas principais galerias do país.

*****

FORMA: INCISÕES E DEFORMAÇÕES
René Le Denmat - França/Brasil
Demonstração de torno, René Le Denmat exibiu a sua técnica com incisões e deformações, mostrando diferentes maneiras de se criar obras a partir de uma peça feita no torno.




21/08
Renè Le Denmat









MEU PERCURSO: A CERÂMICA DO COTIDIANO
René iniciou seus trabalhos na cerâmica em 1970. É secretário da Associação "Le Printemps Des Pottiers" desde 1990, e trabalha o Grés e a porcelana em alta temperatura. Apaixonado pelos esmaltes, sobretudo o ¨Celadon¨ e o ¨vermelho de cobre¨, dos quais ele mesmo elabora as formulas e as receitas. 

*****

Martha Pachón 





TRAJETÓRIA
Martha Pachón – Colômbia/Itália

A Ceramista Martha Nasceu na Colômbia mas estudou e fixou residência na Itália. Hoje é uma das mais reconhecidas ceramistas do mundo, mas mantém um vínculo com suas origens afro-caribenhas. Martha mantém em suas cerâmicas um alto nível de sofisticação e acabamento, trabalha com porcelana branca e colorida além de Nerikomi, técnica de desenho que utiliza massas de diferentes cores.


*****

METODOLOGIA DE CRIAÇÃO NA ÁREA DO DESIGN DE PRODUTO - Prof. Eddy


Cadeira vermelha - Irmãos Campana

coleção Ronaldo Fraga

Mana Bernardes


Auresnede Pires Stephan
Mestre em Educação, consultor na área de design em grandes companhias e professor das principais universidades do país, o Professor Eddy  mostrou alguns mecanismos no processo de step by step para a concepção de um produto - seja cerâmico ou de outra natureza - acompanhado de exemplos, além de mostrar que design não é a criação pela criação.


*****
Luciano Laghi - Itália



Luciano Laghi foi professor de escultura do Instituto de Artes de Bologna. Atualmente ele trabalha na realização de trabalhos abstratos denominados por ele de " Paisagens Recompostas". Ele brinca com formas de peças já existentes, cuja união de algumas partes se transformam em outra peça de perfeita harmonia, como se descobrisse uma outra forma de olhar a mesma peça.


*****
Nelson C. Lixa


O ex-professor da Escola Técnica de Cerâmica de São Caetano do Sul demonstrou uma nova técnica de queima em forno convencional de micro-ondas.


*****
Micaela Weiss


Métodos de trabalho da ceramista chilena e como ela aplica seus maravilhosos grafismos.
As obras de Micaela tem uma clara influencia dos seus estudos de arquitetura com elementos iconográficos pré-hispânicos. Para Micaela, o objeto cerâmico é usado como suporte para uma nova iconografia criada por ela, baseada nas experiências que ela adquiriu ao longo dos seus estudos nos Estados Unidos e no Chile.

*****
ATELIER CERÂMICO
Luciano Almeida e Aurora Santiago

Aurora se especializou em fazer sapatos de cerâmica. Luciano é escultor, mas fez vestidos em cerâmica. nesta demonstração prática, colocamos os dois lado a lado para uma pequena demonstração de como funcionaria um "atelier de costura cerâmico".



Luciano Almeida

22/08

Silvia Barrios – Argentina
SERIGRAFIA EM CERÂMICA E VIDRO: A TÉCNICA, O MATERIAL E SUAS CONEXÕES COM AS PRÁTICAS ARTÍSTICAS CONTEMPORÂNEAS











A Artista Silvia Barrios é hoje uma das maiores especialistas em serigrafia artística em cerâmica, e nesta palestra ela mostrará como a serigrafia pode ser uma ferramenta artística.


RESPEITE-SE! FAÇA ALGO POR VOCÊ! ATITUDE POSTURAL É UM DOS CAMINHOS
Janini Hackenhaar Wollmeister - Novo Hamburgo, RS
Graduada em Educação Física e com Especialização em Medicina do esporte, a profissional é ligada ao Movimento. Irá falar sobre como prevenir os desconfortos do dia-a-dia, em virtude dos hábitos posturais, que acometem até os ceramistas.

CONSTRUÇÃO DE FORNO ANAGAMA
Kenjiro Ikoma - Itapecirica da Serra, SP











Mestre Ikoma sempre utilizou fornos à lenha e construiu seus fornos. Com isso se tornou especialista, e  compartilhou  conosco o que aprendeu em construção e operação de fornos Anagama à lenha de alta temperatura.


Fonte: www.contaf.com.br

O CONTAF está centrado na cerâmica, vidro e pintura de porcelana e faiança, e seu objetivo é promover um encontro num ambiente informal de artistas, artesãos, professores, mestres, pesquisadores, fabricantes de insumos e equipamentos, para uma troca de informações, experiências e vivências nas áreas das artes do fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua participação!